Provavelmente já ouviste o termo “Body Scan” ou “Rastreio Corporal”. Não se trata de nenhum exame médico com equipamentos enormes, que fazem lembrar túneis e despertam em ti aquela sensação claustrofóbica de estar preso num local apertado sem qualquer escapatória. No entanto, a técnica é parecida; trata-se de um “varrimento” do corpo, mas apenas com a tua atenção. É um rastreio mental do teu corpo, usando a tua consciência como instrumento.
A Prática do Rastreio Corporal, também conhecida como Meditação Body Scan ou do Varrimento do Corpo, é um exercício de Atenção Plena – ou Mindfulness – que tem por objetivo aumentar a consciência do nosso corpo e das sensações que este experiencia.
Existe uma interligação entre as sensações corporais, as emoções e os pensamentos. Influenciam-se mutuamente. Um pensamento pode despoletar uma emoção que, por sua vez, dá origem a determinadas sensações corporais. Para dar um exemplo, se tens medo de espaços fechados, ao pensares nisso podes sentir ansiedade, o que por sua vez origina uma sensação estranha no estômago. Como vês, tudo está interligado, e é exatamente por isso que podes sentir-se estranho sem saberes bem porquê; podes notar que certos pensamentos negativos surgem sempre que te sentes triste. Trata-se de uma associação: quando o teu corpo experiencia determinadas sensações, podes lembrar-te de outras vezes em que te sentiste assim e logo te irás recordar de um acontecimento que ocorreu nessa altura e das emoções que se geraram em ti.
O Rastreio Corporal permite-te notar que no teu corpo podem existir sensações agradáveis, desagradáveis ou neutras, em partes diferentes do corpo e até ao mesmo tempo! Permite-te perceber que certas emoções decorrem dessas sensações e que certos pensamentos estão associados a essas emoções. É com essa consciência assim, clara e nítida, que percebes que muitos pensamentos negativos são, afinal, resultado daquilo que sentes e NÃO uma realidade. E é então que te sentes em paz contigo mesmo: porque finalmente entendes que a tua realidade interna pode ser uma construção da tua mente; que os teus medos e receios podem ser apenas a tua mente a contar-te histórias “fabricadas” por ela; que, afinal, a tua ansiedade pode ser evitável.
O Rastreio Corporal não é um exercício de relaxamento!
Podes fazer o Rastreio Corporal sentado ou deitado. Aconselho a que feches os olhos, para poderes dirigir a tua atenção totalmente para as sensações. Pode acontecer que depois deste exercício te sintas muito tranquilo e relaxado; se estiveres deitado, podes até adormecer, mas esse não é o objetivo fulcral desta prática! O que se pretende com o Rastreio Corporal é que conheças bem o teu corpo, as sensações que ele sente e que efeito isso tem nas tuas emoções e pensamentos. Mas, claro, se depois disso atingires o teu estado de paz e serenidade e conseguires ter uma boa noite de sono, então fazes um 2 em 1!
Pode acontecer que as sensações que notas são muito intensas ou desagradáveis. Não é de todo invulgar. Sendo a primeira vez que “ouves” o teu corpo, pode acontecer que ele queira “falar bem alto” contigo. Para tornares a tua experiência menos avassaladora, desvia a tua atenção do corpo para a tua respiração. Nota apenas o ar a entrar e a sair, bem como os movimentos da respiração. Isto será o bastante para te acalmares e prosseguires depois com o rastreio. Ou podes também tomar uma boa dose de camomila… Boas experiências com Atenção Plena!
Prática do Rastreio Corporal
Para começares a praticar o Rastreio Corporal, segue as minhas instruções no áudio abaixo. Partilha depois a tua experiência connosco.
