Queres acalmar?

Uma dose de camomila é o ideal para aquele estado de ansiedade, tensão, desassossego.

Podes fazer uma infusão com flores secas de camomila, vertendo sobre elas água quase fervente. Dizem os entendidos em infusões que não se deve deixar a água ferver, por isso deves ter atenção quando colocas a água a aquecer e ir acompanhando atentamente o processo de aquecimento, vendo as bolhinhas a formarem-se lá no fundo e a desfazerem-se. Também podes prestar atenção aos sons que a água vai fazendo à medida que fica mais quente.

E então, apercebes-te, que se formam bolhas muito grandes e estão quase a subir à superfície para rebentarem. É a água a querer ferver! Aí desligas o calor e vertes, lentamente, essa água sobre as flores secas da camomila.

Vai sentindo o odor que sai quando as flores entram em contacto com a água. O vapor sobe no ar e traz aquele aroma quente e envolvente da camomila. O cheiro dos campos no verão, quando o calor do sol faz as plantas libertarem as suas essências e todo o ar fica perfumado com odores das flores e ervas aromáticas.

Vai sentindo este aroma e com as mãos vai apertando a chávena até perceberes que a temperatura está adequada para beberes a infusão. Primeiro com algum cuidado, para não te queimares, depois mais um pouco até sentires o sabor, juntamente com o odor, a envolver-te. Repara como todo aquele calor te aconchega e consola.

Segue com atenção o calor a descer até ao estômago, percebe as sensações que toda esta experiência te desperta e fica, a sentir e a perceber, simplesmente, até se acabar o líquido na chávena.

Notarás então que te acalmaste. Sentes tranquilidade. O desassossego, a tensão, a ansiedade passou.

Foi a infusão de camomila? Talvez.

Ou talvez tenha sido esta tua primeira experiência de Mindfulness, a apreciar a infusão.

Afinal, tudo o que precisavas era de uma dose de camomila.

3 thoughts on “Queres acalmar?

Deixe um comentário